quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O nosso Partido Verde

                    O Partido Verde (PV) é um partido político brasileiro que surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas em curso na Europa, tendo entre seus primeiros articuladores Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis. Seu código eleitoral é o 43 e sua cor é, como esperado, o verde. A História do Partido Verde brasileiro surgiu em janeiro de 1986. Foi fundado por ambientalistas e outros ativistas de movimentos sociais, tendo como suas mais expressivas lideranças Carlos Minc, que depois voltou ao PT, Melo Viana, Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis,Domingos Fernandes, José Luiz de França Penna; posteriormente aderiram o deputado Sarney Filho e a senadora Marina Silva.
                Nas eleições municipais de 2008, o PV elegeu pela primeira vez um prefeito em uma capital brasileira, no caso a prefeita Micarla de Sousa, eleita no 1º turno com 51% dos votos, que comanda Natal, capital do Rio Grande do Norte. Em 2009 o Partido Verde sofreu novo abalo com a saída de uma de suas mais prestigiadas fundadoras, Maria de Lourdes Pinheiro Simões, além de outros ecologistas.
                    Em 2009, o PV passou a ter como filiado uma importante figura de defesa do meio ambiente, Marina Silva.
                  Em Convenção Nacional no dia 10 de junho de 2010, Marina Silva foi lançada por consenso como candidata à presidência, tendo como o candidato a vice-presidente, o empresário Guilherme Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário